quinta-feira, outubro 03, 2013

Missão Netuno - Petrobras 60 anos



Missão Netuno leva bandeira do Brasil e cápsula com mensagens de brasileiros até o pré-sal


Um dos marcos da comemoração dos nossos 60 anos, a Missão Netuno foi lançada no dia 3 de setembro. O objetivo era levar a bandeira do Brasil e uma cápsula com mensagens dos brasileiros até a região do pré-sal, localizada a mais de 2 mil metros de profundidade e a cerca de 300 quilômetros da costa.
Mais de 55 mil brasileiros participaram e a missão foi concluída com louvor. Daqui a dez anos, em 2023, essas mensagens serão resgatadas e abertas para que as pessoas relembrem suas histórias e expectativas escritas em 2013.

Operação especial – Para concretizar a ação, nosso Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) desenvolveu uma cápsula capaz de aguentar pressões em torno de 200 atm (Atmosfera) ou 200 Kgf (quilograma força) por cm2. Em razão das altas pressões, proibitivas à presença de mergulhadores, a bandeira e a cápsula foram levadas até o fundo do mar por 2 ROVs – veículos submarinos operados remotamente.
Os bastidores da Missão Netuno foram registrados em um minidocumentário que irá ao ar no site www.petrobras.com.br/meinspira, a partir do dia 2 de outubro, véspera do nosso aniversário de 60 anos.
- See more at: http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2013/09/29/missao-netuno-leva-bandeira-do-brasil-e-capsula-com-mensagens-de-brasileiros-ate-o-pre-sal/#sthash.dRWv6jSW.dpuf