quinta-feira, maio 23, 2013

LULA: 'NINGUÉM VAI PENSAR A AL POR NÓS'

**Abril tem a menor taxa de desemprego dos últimos 11 anos: 5,8%
*Aécio Neves na 3ª feira: "os preços dos alimentos não param de subir"
**IBGE, na 4ª feira: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15 desacelerou em maio mais do que o esperado, refletindo um avanço menor dos preços de alimentos, com alta de 0,47, ante 1% em abril'
LULA: 'NINGUÉM VAI PENSAR A AL POR NÓS'
"Na crise de 2008, chamei o presidente do Banco Central e o
ministro da Fazenda e disse que destinassem dinheiro para o Uruguai e para a Argentina. Não o fizeram. A China fez. Mas o Brasil não necessita 400 bilhões de dólares de reservas. Hoje poderíamos usar esse dinheiro para financiar a integração aqui e no continente africano. Pensemos, imaginemos. Às vezes me dá a impressão de que os intelectuais da América Latina deixaram de pensar depois da queda do Muro de Berlim. Há menos canções, menos livros... Me lembro de uma conversa com Fidel. Um dia ele me disse que tinha ensinado ao seu povo a história equivocada. Era a história russa, com seus bons que de repente se convertiam em maus, e seus maus que de um dia para o outro se transformavam em bons. ‘Sabe, Lula', me disse Fidel. ‘Estou arrependido de não ter ensinado ao meu povo a história da América Latina'. Eu digo: façamos isso. Tentarei ser o animador e o provocador para que pensemos de novo em nós."(Lula, em debate com intelectuais na Argentina; leia nesta página o relato do encontro na reportagem de Martín Granovsky.)
(Carta Maior;5ª feira,23/05/2013)
Investimentos como motor do PIB: uma falsa saída