quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Cuba e os desinformadores de opinião



27/02/2013
Valter Xéu

Um colunista escreveu um artigo sobre Cuba e a visita da blogueira Yoani cujo titulo era “Os idiotas perdidos no tempo” e baseado nisso pergunto: Seria, então, um idiota esse mesmo colunista que escreveu a alguns anos passados, depois de um retorno de uma viagem a Cuba, que o país tinha lhe ensinado a não prejulgar aquilo que não conhecia e encheu o país caribenho de elogios?
Samuel, que já esteve em Cuba quatro vezes, não conhece Cuba. E, além de desconhecer todo o passado e presente da Yoani, deixa transparecer que desconhece os 50 anos do bloqueio norte-americano e que, entretanto, Cuba se mantem, apesar da maior potência do planeta estar a pouco mais de 140 quilômetros e, mesmo assim, os norte-americanos que mandam no planeta não conseguem mandar em Cuba.
Desconhece que todos os anos a quase totalidade dos países membros da ONU vem condenando o bloqueio e os Estados Unidos não dão à mínima, e isso parece não ferir os sentimentos democráticos dos colunistas ávidos em criticar Cuba, o que com a presença da Yoani virou a mania nacional dos desenformadores de opinião.
E por que isso?
Porque Cuba tem tomado precauções, precauções essas que a levam a tomar medidas consideradas antipáticas pelo mundo pró-americano ou por aqueles que, apesar de viverem na mídia e da mídia, desconhecem por completo todo o imbróglio que envolve Cuba e os Estados Unidos. O que não é dos últimos 50 anos e, sim, desde as lutas pela independência contra a Espanha, que foi derrotada, mas quem se sentou à mesa em Paris para discutir a capitulação foram os americanos que fizeram explodir o barco Maine, no porto de Havana, onde morreram mais de 300 marines, acusaram a Espanha e declararam guerra aos espanhóis, isso quando a Espanha já estava derrotada pelos cubanos. Nas negociações em Paris com os espanhóis, nenhum cubano e, sim, norte-americanos.
Quem conhece um “pouquito” da história da América sabe que todas as desavenças entre cubanos e norte-americanos vêm daí.
Desinformadores de opinião
O resto é jogar para a plateia informações pobres de conteúdo e que, na verdade, só fazem desinformar o leitor, levando-o a ter uma ideia errônea dos fatos e fazendo coro com aqueles que, mesmo sabendo a história de Cuba, a escondem e vão na onda dos desenformadores de opinião.
Será que os que encheram os jornais com ataques a Cuba, dando eco às informações de Yoani, têm acompanhando as informações divulgadas pela ONU de que o índice de mortalidade em Cuba chega a 4,4 por mil nascidos vivos? E que esse índice supera em muito vários países do primeiro mundo e que nos envergonha, apesar de sermos a 5 ou 6 economia do planeta, nossos números beirarem a casa dos 30?
Será que eles desconhecem as informações de que a expectativa de vida do cubano é maior que a do brasileiro?
A blogueira afirma e eles acreditam, ou acreditam por conveniência ideológica, de que o povo passa fome e, segundo alguns colunistas, o país está na miséria. A pergunta aqui é: como pode estar o povo passando fome e o país na miséria se ostenta índices sociais que muitos países desenvolvidos não têm?
Parecem desconhecer a solidariedade de Cuba para com os países africanos e da América Latina. Nenhum médico norte-americano está no Haiti, enquanto de Cuba são milhares sem nenhum ônus para o governo haitiano, todos mantidos pelo governo cubano assim como em toda América Latina, Ásia e África.
Somente na ELAM – Escola Latino Americana de Ciências Médicas, milhares de latinos estudam medicina gratuitamente, assim como centenas de brasileiros que aqui nunca teriam condições de fazer o curso.
Mil e tantos norte-americanos – apesar da situação politica de Cuba com os Estados Unidos – estudam medicina gratuitamente nas escolas cubanas.
Alardeiam que se Hugo Chávez morrer, o regime cubano desmorona.
A União Soviética e todo o Leste Europeu desmoronaram e Cuba, apesar das dificuldades e do bloqueio dos Estados Unidos que tanto dano vem impondo ao povo cubano, sobreviveu e sobrevive a isso tudo, o que demostra que com Chávez ou sem Chávez Cuba resistirá.
Apartheid
O líder sul-africano Nelson Mandela não cansa de afirmar que Cuba foi um dos principais fatores do desmantelamento. Os nossos bravos colunistas sabem por que Mandela afirma isso? É só procurar se informar sobre a participação dos cubanos na África e principalmente na Batalha de Cuito Cuanavale, onde as tropas sul-africanas que invadiram Angola pelo território da Namíbia foram derrotadas pelos angolanos com o apoio dos cubanos, que chegaram a ter no continente africano mais de 300 mil homens.
Ah! Mas isso com certeza é desconhecido pela maioria dos escrevinhadores que se pautam pelas informações das agências noticiosas norte-americanas, que pautam nossas publicações e, assim, fica valendo a opinião deles, que é o poço de onde nossos “bravíssimos” desinformadores de opinião buscam as “informações”.

Valter Xéu é editor dos sites Pátria Latina e Irã News.