domingo, novembro 13, 2011


Violência policial contra manifestante gera revolta nos EUA


Filmado pela própria vítima, um vídeo que mostra um policial disparando deliberadamente uma bala de borracha causou revolta nos Estados Unidos. Na cena, Scott Campbell, que participava de uma manifestação em Oakland em 3 de novembro, pergunta a um grupo de policiais se "isso está certo?" e, após alguns segundos, é atingido pelo projétil de borracha. Inspirada pelo Occupy Wall Street, a manifestação toma parte do centro da cidade.


De acordo com especialistas em segurança entrevistados pelo jornal The Oakland Tribune, o ataque foi inconsequente e inapropriado. Segundo eles, balas de borracha só devem ser usadas em situações de perda de controle, tumulto ou risco para os policiais. Campbell assegurou que não houve qualquer ordem para dispersar antes do tiro.



Em entrevista ao San Jose Mercury News, o professor em justiça criminal da Universidade da Carolina do Sul, Geoffrey Alpert , afirmou que vídeo o deixou "atônito, surpreso e envergonhado". De acordo com ele, "a não ser que haja alguma informação que não sabemos, este é dos usos mais ultrajantes de uma arma de fogo que eu já vi".

Fonte: Operamundi

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=168325&id_secao=9