quinta-feira, novembro 03, 2011


Manifestantes do Occupy fecham porto de Oakland


do PUBLICO.PT
 
A polícia confirmou que cerca de 3000 pessoas ocuparam o porto (Foto: Robert Galbraith/Reuters)

Milhares de manifestantes do movimento Occupy fecharam o porto de Oakland, um dos portos comerciais mais atarefados dos Estados Unidos, numa das mais tumultuosas cidades norte-americanas nos protestos anti-capitalistas que eclodiram em Nova Iorque.

As autoridades portuárias confirmaram já que todas as operações no porto – que move cerca de 39 mil milhões de dólares anualmente em importações e exportações – estão “efectivamente suspensas” devido ao protesto e só serão reabertas quando "for seguro".

Os manifestantes bloquearam também o tráfego num cruzamento da cidade onde, na semana passada, um veterano de guerra foi gravemente ferido em confrontos dos manifestantes com a polícia. Este incidente com o antigo marine Scott Olsen catapultou Oakland para a “frente” dos protestos Occupy nos Estados Unidos. Olsen, de 24 anos, está hospitalizado desde que foi atingido na cabeça com uma carga de gás lacrimogéneo lançado pela polícia para dispersar os manifestantes.

A polícia confirmou entretanto que cerca de 3.000 pessoas ocuparam o porto, tendo marchado antes pela cidade umas 4.500, não tendo sido registados quaisquer incidentes nem confrontos. O fecho do porto de Oakland ocorreu ao fim de um dia em que centenas de funcionários públicos, incluindo professores, aderiram ao apelo do Occupy para fazer um dia de greve na cidade, na região de São Francisco Bay.