sábado, setembro 10, 2011

National Building Museum Cancela Cerimônia de Premiação Caterpillar





Francesca Viceconti 8 de setembro de 2011 11:30
FOR IMMEDIATE RELEASE
CONTACT
Cindy Corrie, cindy@rachelcorriefoundation.org, (360) 359-6790
Olym

National Building Museum Cancela Cerimônia de Premiação Caterpillar

Por Rachel Corrie Foundation , Quarta, 7 de setembro de 2011, 21:12
PARA DIVULGAÇÃO IMEDIATA


CONTATO

Cindy Corrie, cindy@rachelcorriefoundation.org, (360) 359-6790


Olympia, Washington - 07 setembro de 2011 - Devido à pressão de grupos de justiça social em todo o país, o National Building Museum cancelou uma cerimônia de premiação pública para apresentar Caterpillar Inc. 2011 com o Henry C. Turner Prize. Ministrado em parceria com Turner Construction, o prêmio é concedido anualmente a reconhecer "uma invenção, uma metodologia inovadora, e / ou liderança excepcional ... em tecnologia de construção."


Oposição à adjudicação decorre de longa história da Caterpillar de cumplicidade em violações dos direitos humanos dentro dos territórios palestinianos ocupados. Caterpillar fornece rotineiramente Israel com equipamentos projetados especificamente para uso militar sabendo que é usado para demolir casas palestinas, para matar e ferir civis palestinos e internacionais, para destruir as oliveiras e as terras agrícolas, e para facilitar a expropriação do território palestino através da construção de assentamentos judaicos somente e muro do apartheid de Israel.


Como fabricante líder mundial de equipamentos de construção e mineração, a Caterpillar tem sido conscientes de abusos dos direitos humanos e violações do direito internacional cometidas com a sua ajuda. Em 2004, a Anistia Internacional recomenda que a Caterpillar "tomar medidas - dentro da esfera de influência da empresa - para garantir que o seu bulldozers não são usadas para cometer violações dos direitos humanos ..." No mesmo ano, a Human Rights Watch exigiu que a Caterpillar suspender a venda de tratores D9 para os militares israelenses. Apesar destas sugestões dos principais grupos de direitos humanos, a Caterpillar continua a oferecer este equipamento para Israel, colocando a importância do lucro acima de vidas humanas.


Em agosto, uma coalizão de organizações lançaram uma campanha escrevendo petição e carta, instando o National Building Museum de rescindir o seu prêmio a Caterpillar. A campanha é encabeçada pela Rachel Corrie Fundação para a Paz e Justiça, com sede em Olympia, WA. A fundação foi criada para continuar o trabalho de Rachel Corrie, um civil americano que foi assassinado em 2003 quando ela foi esmagado até a morte por um Caterpillar weaponized D9-R bulldozer enquanto tentava impedir que os militares israelenses de demolir casa de uma família em Rafah, Gaza.


"A National Building Museum, descreve-se como apolítico", disse Cindy Corrie, Presidente da Fundação Rachel Corrie. "No entanto, eles fizeram uma escolha política claramente reconhecendo Caterpillar Inc. para os avanços na tecnologia - quando as pessoas ao redor do mundo sabem da corporação a ser um símbolo de destruição de vidas, terras e meios de subsistência em Israel e na Palestina."


Embora a cerimônia pública marcada para 14 de setembro foi cancelado, os organizadores continuarão sua campanha para que a oferta de prêmio a Caterpillar rescindido. Cindy e Craig Corrie irá apresentar a petição, já totalizando 5,3 mil assinaturas e 55 endossos organizacional, ao National Building Museum, na próxima semana.


Outros grupos que apóiam a campanha incluem Voz judaica para a Paz, Code Pink, a Aliança Washington Ecumênica para a Paz no Médio Oriente, ea Campanha dos EUA para pôr fim à ocupação israelense, uma coalizão de mais de 350 organizações em todo o país.


De acordo com Sidney Levy, Voz judaica de Diretor de Campanhas da Paz, "O Museu decidiu puxar o evento de" uma preocupação abundante para a segurança do Museu funcionários e convidados. "Deixe-me assegurar que a nossa campanha carta escrita não representava nenhuma ameaça para a segurança do museu. Por outro lado, os tratores Caterpillar que o Museu ainda está honrando fazer representam uma ameaça real e presente para milhares de palestinos cujas casas foram demolidas ou estão sob a ameaça de demolição futuro. "


Para mais informações, visite: www.rachelcorriefoundation.org


DISPONÍVEL PARA ENTREVISTA

Craig Corrie e Cindy, cindy@rachelcorriefoundation.org, (360) 359-6790 Sydney Levy, sydney@jewishvoiceforpeace.org, (415) 994-4854

Ver publicação no Facebook · Editar configurações de e-mail · Responda a este e-mail para adicionar um comentário.