sexta-feira, maio 20, 2011

Chamar essa coisa de avenida, só na cabeça da elite do Maranhão.

Castelo inaugura Avenida Dr. Carlos Vasconcelos e abre nova opção de trânsito em São Luís
Com festa popular e atrações culturais, o prefeito de São Luís, João Castelo, inaugurou, no final da tarde de sábado (04), a Avenida Dr. Carlos Vasconcelos, nova opção de trânsito da cidade, que faz a ligação da Santos Dumont com a Guajajaras. Completamente pavimentada, sinalizada e iluminada, a via abre alternativas de tráfego para mais de dez bairros do entorno do São Cristóvão.

Além da construção da avenida, a Prefeitura de São Luís recuperou mais de dez ruas localizadas no entorno da nova via, totalizando intervenções numa extensão de cerca de quatro quilômetros. A obra foi concluída em 65 dias.

Visivelmente emocionado, durante o discurso, Castelo fez um balanço das obras executadas desde a sua posse na Prefeitura de São Luís. “Fico feliz porque estamos realizando obras que fazem a felicidade do nosso povo. E não vamos parar. Cada vez mais, o nosso trabalho será mais intenso, para resolver os problemas crônicos que, ao longo de décadas, acumularam-se nesta cidade”, disse o prefeito, que inaugurou a nova avenida, acompanhado de vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias e políticas.http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=2785
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Mais uma "avenida" construída com asfalto vagabundo e sem calçada.É a cara da elite do MA, como eles só andam de carro ou de helicóptero, esquecem que rua tem que ter calçada. Que existe pedestre.


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Tá faltando a nossa Praça Tahir, o povo do Maranhão tem que ir pra rua mostrar quem é que manda.

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Aleluia, alguém acordou na Câmara de São Luís

ter, 15/03/11

por jorgearagao |
categoria São Luís

A campanha deflagrada no facebook “Acorda Castelo!!!”, pode até não ter acordado o prefeito da capital maranhense, mas parece que enfim, fez com que algum vereador de São Luís despertasse de um sono profundo.
Na sessão desta terça-feira (15), a vereadora Rose Sales (PCdoB) através de um requerimento pediu a convocação urgente do prefeito João Castelo (PSDB). A intenção é fazer com que o gestor público possa ir a Câmara Municipal e explicar a situação de abandono que se encontra a capital maranhense.
“A razão é justamente pelo fato da cidade se encontrar um caos, na nossa leitura é um governo inoperante”, declarou a vereadora Rose Sales (foto).
O problema é que o requerimento ainda precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores, o que dificilmente deve acontecer. A votação da convocação do prefeito João Castelo deverá ser votado na sessão desta quarta-feira (16).
O líder do governo na Casa, o vereador José Joaquim (PSDB), já antecipou que o prefeito não pode ser convocado, mas sim convidado, e caberá ao próprio João Castelo decidir se aceita ou não o convite.
Mas pela atuação dos vereadores de São Luís, que estão adormecidos com os problemas da capital maranhense e sempre acatando todas as decisões do gestor, não tenho a menor dúvida, que caso decida se submeter a essa “convocação”, João Castelo não terá nenhum problema nessa sessão, até porque deverá ser um jogo de cartas marcadas.
No calor da discussão dos vários problemas de São Luís, o vereador Umbelino Júnior (PV), segundo o blog do Mário Carvalho, até tentou cobrar uma postura diferente dos vereadores e acusou os colegas, em sua maioria, de terem o rabo preso com o prefeito João Castelo.
No entanto, foi repreendido e pressionado pelo presidente da Câmara, Isaias Pereirinha (PSL), ai Umbelino teria recuado. Retrato de uma Câmara insignificante em quase sua totalidade. Infelizmente, para a população ludovicense.
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Castelo remenda asfalto de R$ 6 milhões

qua, 23/02/11

por jorgearagao |
categoria São Luís

Da Redação 4º Poder – Em meio a uma multidão formada por funcionários de diversos órgãos públicos municipais, o prefeito de São Luís, João Castelo, inaugurou, no dia 08 de setembro de 2010, data em que se comemora o aniversário de São Luís, o que a Assessoria de Imprensa da Prefeitura classificou de Nova Avenida Santos Dumont. Na época, toda a imprensa noticiou que a “Santos Dumont” estava totalmente pavimentada, sinalizada, iluminada e em condições de trafegabilidade ao longo dos seus 2.100 metros de extensão, o que até então era verdade. Entretanto, hoje, passados seis meses da inauguração da única “grande obra” apresentada pela administração João Castelo, a realidade é bem diferente.
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TERÇA-FEIRA, 15 DE MARÇO DE 2011



AV. SANTOS DUMONT: Obra de R$ 6 milhões está se esfarelando

Inaugurada com pompas pelo prefeito João Castelo, no dia 06 de setembro de 2010, a “Nova Avenida Santos Dumont”, principal ligação entre o Anil e o São Cristóvão, está literalmente se esfarelando. Foi a essa conclusão que cheguei, depois de ver “in loco” a buraqueira que surge a cada dia ao longo de toda a avenida. 
Na manhã desta terça-feira(15), percorri toda a extensão da avenida e aproveitei para fazer registro fotográfico para confirmar o descaso com o dinheiro público.
Nas proximidades da entrada da Vila Lobão, em frente a uma parada de ônibus, o asfalto está rachando e com buracos. Outros pontos críticos estão na entrada do João de Deus, onde muitos buracos estão surgindo. 
Em alguns pontos a prefeitura já fez vários ‘remendos’. Diante dessa situação de total descaso com o dinheiro público, um morador dispara: “Dizem que a prefeitura gastou R$ 6 milhões para fazer a avenida. Será que gastou realmente esse valor ou desviou para outras finalidades?”, questiona.
Pelas informações da Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de São Luís, a recuperação da "Nova Avenida Santos Dumont" custou R$ 6 milhões. Recurso originado do fundo municipal destinado para "serviços de preparação, limpeza, drenagem, terraplanagem, imprimação, sarjetas, meio-fio e aplicação do asfalto". A Prefeitura afirma, ainda, que foi aplicada uma "camada asfáltica de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que garantiria maior resistência e durabilidade do tempo de vida útil do asfalto.
Na verdade, o que se vê é que o asfalto aplicado não é de boa qualidade e não foi preparado para receber o tráfego intenso da avenida Santos Dumont, utilizada para desafogar o tráfego da Av. Guajajaras. Diante desse descaso, chega-se à conclusão que a camada de asfalto, aplicada pela construtora, não foi de espessura suficiente para suportar o tráfego. Pelo que pude observar a camadas asfáltica não tem 3cm de espessura. O ideal seriam 5cm. Será que a Prefeitura terá moral para cobrar à Construtora a reconstrução da avenida? 
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CRATERA ESTÁ “ENGOLINDO” CASAS NA AV. OESTE EXTERNA NA CIDADE OPERÁRIA

Na manhã de sábado, 26, aproveitei para checar a situação de uma cratera que interditou a Av. Oeste Externa, no Conjunto Cidade Operária. Moradores relatam que a avenida está interditada há quase dois anos, sem que a Prefeitura adote qualquer medida para resolver o problema.

Com as fortes chuvas, a cratera aumenta a cada dia. Diversas casas já foram interditadas pela Defesa Civil. Partes de várias residência foram engolidas pela cratera.
“Estamos indignados com a falta de respeito por parte da Prefeitura. Isso causa um problema enorme para todos nós. As crianças e adolescentes para chegarem à escola, na Cidade Operária, têm que dar a volta por outra rua, onde assaltos acontecem diariamente. Estamos pensando em mobilizar os moradores para um protesto em frente à SEMOSP. Com isso, o Prefeito deve adotar alguma medida para fechar essa cratera”, diz Antônio, um dos moradores nas proximidades do abismo.



Segundo moradores, a cratera se formou por falta de manutenção na rede de galeria, que serve para escoamento de água pluvial da área da Cidade Operária para a reserva do Ibama.

As duas galerias entupiram e não houve trabalho de desobstrução. A cratera tem aproximadamente 2,5 metros de profundidade e 6 metros de largura.


RUA 31 DE DEZEMBRO, NA FORQUILHA, PODE SER CORTADA POR CRATERA

Ainda na manhã de sábado, passei pela Rua 31 de dezembro, na Forquilha, onde outra cratera ameaça cortar a via. O trânsito de veículo está prejudicado, porque não tem mais condiçoes de tráfego simultâneo, em sentido contrário.

A rua 31 de dezembro é importante via de ligação entre o Parque Sabiá/São Bernardo com o bairro da Forquilha. A cratera se formou à margem do “rio” Paciência, transformado em córrego de esgoto a céu aberto. Se nada for feito, além de interditar o trânsito, a cretera afetará a estrutura de algumas residências.


NO JARDIM SÃO CRISTÓVÃO, A AVENIDA 2 É A IMAGEM DO DESCASO

Aproveitei também para registrar o drama de motoristas que trafegam pela Avenida 2, no Jardim São Cristóvão. A via é um dos principais acessos de ônibus ao Terminal de Integração do São Cristóvão.

A buraqueira já interditou um trecho de aproximadamente 200 metros da via, obrigando veículos a trafegarem pela contra mão.

Algumas operações tapa buracos chegara a ser realizadas, mas, em poucos dias, o asfalto se desmancha, ficando só um grande volume de brita no local.
Além da avenida 2, as ruas 31 de dezembro, Haroldo Paiva e Nova Betel, no Jardim São Cristóvão I, têm trechos praticamente interditados pela buraqueira. O que mais deixa os moradores dessas regiões, é a falta de sensibilidade por parte da Prefeitura. O descaso já tem mais de um ano. 


Seria necessário que o Ministério Publico iniciasse investigação sobre como está sendo gasto o dinheiro destinado às obras de infraestrutura e, principalmente, as relações da Prefeitura com a empresa PAVETEC.


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MANHÃ DE CAOS NA AV. CASEMIRO JÚNIOR, NO ANIL: Caminhão cai em vala e derruba poste da rede de alta tensão

A manhã desta segunda-feira, com chuva forte na capital, foi de caos na Avenida Casemiro Júnior. O motorista de um caminhão de empresa de limpeza caiu numa vala, na lateral do muro do Lítero, derrubando um poste da rede de alta tensão da Cemar. 
No momento do acidente, o motorista tentou seguir pelas proximidades do meio fio, mas não tinha conhecimento da vala que serve para escoamento de água pluvial para a galeria que passa por dentro do Lítero.


A fiação caiu sobre um ônibus da linha IPEM/Turu, provocando pânico e levando passageiros a saírem por uma das janelas da saída de emergência.
Com o acidente, que aconteceu por volta das 7h30min, o trânsito ficou completamente interdita. Agentes de trânsito transformaram a via oposta, sentido Elevado do Café/Anil, em mão dupla. O engarrafamento se estendeu até o retorno da Forquilha.
Quem tentou retornar pela Av. Santos Dumont, pela rua do antigo Jaguarema, também encontrou dificuldades. Um protesto de moradores do Pirapora terminou interditando a Rua São Carmelo, principal ligação da Santos Dumont com a Av. dos Franceses, uma espécie de rota de fuga para quem quer fugir dos constantes engarrafamentos no Anil.
Estive no local e registrei o drama de quem esperou mais de três horas para vencer esse engarrafamento no Anil.


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MAIS UMA DA OPERAÇÃO “ASFALTO SONRISAL”: Inaugurada há 10 dias, Av. Bernardo Coêlho de Almeida está se desmanchando

Não adianta o secretário de obras da Prefeitura, Marco Aurélio, ficar indignado com os relatos diários do descaso com as obras de asfaltamento na cidade. Prevalece a máxima de que contra fatos não há argumentos.

Um exemplo desse descaso está na nova Av. Conselheiro Bernardo Coêlho de Almeida, na região do Turu, entregue à população da região do Turu no último dia 19, juntamente com a Av. Nossa Senhora da Vitória, principal via de acesso ao Parque Vitória. As fotos mostram que um grande trecho da avenida está tomado por buracos, o que mostra que houve falhas no preparo da base para receber o pavimento asfáltico. Isso, sem se falar na péssima qualidade do asfalto que está sendo utilizado nessas obras de asfaltamento e de tapa buracos na cidade.

Recebi informações que uma equipe da SEMOSP está, desde ontem, quarta-feira, realizando operações de conserto desse trecho comprometido.

As duas avenidas foram inauguradas com uma grande festa, promovida pela Prefeitura. Confira parte do release que foi distribuído à imprensa, depois da inauguração.

“Em meio a uma multidão e em clima de muita festa que contou com diversas atrações culturais, o prefeito de São Luís, João Castelo, inaugurou, na tarde de sábado (19), as obras de pavimentação, drenagem e infraestrutura executadas em vias de acesso ao Parque Vitória. As avenidas foram entregues completamente pavimentadas, sinalizadas, iluminadas e agora em condições de trafegabilidade ao longo dos seus 4.500 metros de extensão.



Além de recuperar, totalmente, a Avenida Nossa Senhora da Vitória, principal via de entrada ao bairro, a Prefeitura também construiu uma nova via – a Avenida Conselheiro Bernardo Coelho de Almeida -, que agora serve de acesso também ao Turu e ao Olho d´Água, desafogando o trânsito pela Avenida São Luís Rei de França.



As duas vias entregues à população totalizam 3,8 quilômetros de drenagem profunda (bueiros) e 8,5 quilômetros de meio-fio e sarjeta. Elas contam com sinalização vertical e horizontal e pavimento novo todo em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), além de iluminação moderna e eficiente. O sistema de drenagem implantado consistiu na instalação de tubos de concreto de diâmetro de 1m, 0,80m, 0,60m.




Diante dessas imagens, postadas no blog, o que devemos dizer sobre essas obras de asfaltamento que se desmancham em pouco tempo? Certamente que não estão havendo uma fiscalização eficaz.

Volto a afirmar: se a Câmara de Vereadores tivesse autonomia, independência, instalaria uma comissão para investigar esse “esquema” de obras mal feitas na cidade. Afinal de contas, é o erário público que está sendo jogado fora.
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OPERAÇÃO “ASFALTO SONRISAL”: Secretário de obras do município revela perda de 45 toneladas de massa asfáltica

Um dos destaques do programa “Comando da Noite”, apresentado por mim na Rádio Capital AM, na noite de terça-feira(29), foi a declaração do Secretário da SEMOSP, Marco Aurélio, admitindo que houve perda de 45 toneladas de massa asfáltica utilizada em operações tapa buracos em avenidas e ruas da cidade.

O quem disse o secretário? “Você sabe que eu venho tentando resolver os problemas. No domingo, por exemplo, por volta das 7:30h, nossas equipes estavam realizando uma operação tapa buraco. Às 10:00h começou a chover e nós perdemos 45 toneladas de asfalto”, disse Marco Aurélio.

A declaração foi dada em entrevista ao programa “Tribuna da Capital”, apresentado pelo radialista Renato Sousa, também na Capital AM, na manhã de terça-feira(29).
Morador do Jardim São Cristóvão mostra brita acumulada na Av. 2,poucos dias depois de uma operação tapa buraco
Depois de reproduzir essa declaração no “Comando da Noite”, ouvintes manifestaram-se indignados com a falta de responsabilidade da Semosp nessas operações tapa buracos. Será que a Secretaria não acompanha a previsão do tempo, antes de definir a realização dessas operações? Foi esse o principal questionamento de alguns ouvintes. Afinal de contas, numa cidade onde a buraqueira se espalha por todos os bairros, a Prefeitura não pode se dar ao luxo de desperdiçar 45 toneladas de asfalto. É o dinheiro público que vai para o ralo.
Detalhes da brita acumulada em buracos na Av.2, no cruzamento com a 31 de dezembro, no Jardim São Cristóvão
Há algum tempo, a Prefeitura era dona de uma usina de asfalto, localizada na região da Vila Itamar. Hoje, depois de privatizada a tal usina, o município passou a ser o principal comprador do produto. Seria necessária uma investigação de como se deu essa ´privatização´ da usina.

A declaração do secretário também teve ampla repercussão no programa apresentado na manhã desta quarta-feira pelo radialista Ivison Lima e pelo jornalista José Machado, na manhã desta quarta-feira. Diversos ouvintes voltaram a protestar contra esse desperdício de dinheiro público.
Detalhes da buraqueira na Av. 2, cruzamento com a Cônego Ribamar Carvalho, no Jardim São Cristóvao, onde a brita ficou acumulada poucos dias depois de uma operação tapa-buraco
Aproveito para cobrar explicações do Secretário quanto ao gasto de R$ 23 milhões com operações de recapeamento asfáltico, de setembro a dezembro de 2009, quando o prefeito decretara estado de emergência em São Luís. O montante foi pago à empresa PAVETEC que, segundo Marco Aurélio, tem contrato de 18 meses com a prefeitura para obras de recapeamento asfáltico. Como se torra R$ 23 milhões em quatro meses, e depois de 1 ano e 3 meses a cidade está completamente esburacada?
Mais detalhes da buraqueira na Av. 2, no Jardim São Cristóvão
Como explicar que, poucos dias depois de aplicado, o "asfalto sonrisal" se desmancha, voltando a buraqueira e ficando somente a brita no local da operação?

Com certeza, o Secretário de obras da Prefeitura ainda tem muitas explicações a dar à população de São Luís.

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CENAS DE UMA CIDADE ABANDONADA

Av. Carlos Vasconcelos, no São Cristóvão, inaugurada em dezembro, já tem buracos

Inaugurada em 4 de dezembro de 2010, a Av. Carlos Vasconcelos, no São Cristórvão já tem buracos em vários pontos. A Carlos Vasconcelos é uma espécie de prolongamento da Avenida Lourenço Vieira da Silva, desde a rotatória do Mix Matheus (antigo Alfa) até a Avenida Santos Dumont, passando pela Avenida Projetada, no conjunto Alameda dos Sonhos. Moradores da área estão indignados com a qualidade do asfalto que foi utilizado na pavimentação.


Rua do Pirapora está tomada pela buraqueira

A Rua São Carmelo, no Pirapora, está tomada pela buraqueira. A ia foi transformada no principal escoadouro do tráfego da Av. Santos Dumont para a Av. dos Franceses, principalmente para motoristas que não querem enfrentar engarrafamentos da Av. Guajajaras e do Anil.


Com isso, a via estreita, que tem mão dupla, apresenta congestionamentos enormes, como mostram as fotos abaixo. Comerciantes e moradores da área estão indignados com a falta de ação por parte da prefeitura.