sábado, novembro 27, 2010

A menor taxa já registrada

Desemprego no Brasil é o menor desde 2002, afirma IBGE 
O desemprego no Brasil caiu para 6,1%, em outubro, e atingiu a menor taxa já registrada em toda a série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada desde março de 2002. O levantamento foi divulgado ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em pesquisas feitas nas seis principais regiões metropolitanas do país.
Se comparado a setembro, com taxa de 6,2%, o índice recuou 0,1 ponto percentual, e em relação a outubro de 2009, a queda foi de 7,5%, ou 1,4 ponto percentual. A população desocupada (1,4 milhão de pessoas) manteve-se estável, em relação a setembro, e apresentou queda expressiva, de 17,6%, na comparação com outubro de 2009. A população ocupada (22,3 milhões de pessoas), permaneceu estável em relação a setembro, e apresentou alta de 3,9% na comparação com outubro do ano passado, o que significa a geração de 841 mil postos de trabalho.
O vice-presidente da Comissão de Trabalho da Câmara, deputado Vicentinho (PT-SP), atribui o bom resultado à política econômica adotada pelo governo Lula. “Esse resultado já era esperado. Os números positivos são fruto da política de crescimento econômico e distribuição de renda adotada no país, e o resultado de tudo isso é a geração cada vez maior no número de empregos”, afirmou.
Dados da PME indicam que o número de trabalhadores com carteira assinada (10,3 milhões), se manteve estável em relação ao mês passado, e na comparação anual, os empregos com carteira assinada cresceram 8,4%, o que significa a geração de 805 mil empregos.