segunda-feira, novembro 08, 2010

 
 

Blog do Planalto


Posted: 05 Nov 2010 04:43 PM PDT


Em pronunciamento em rede de rádio e TV, na noite desta sexta-feira (5/11), o presidente Lula afirmou que no último domingo “o Povo Brasileiro, mais uma vez, deu uma extraordinária demonstração do vigor da nossa democracia”. O presidente parabenizou a Justiça Eleitoral, que “dirigiu com equilíbrio e competência a disputa”, e que poucas horas depois de encerrado o pleito divulgou o resultado das eleições.
“No último domingo, o Povo Brasileiro, mais uma vez, deu uma extraordinária demonstração do vigor da nossa democracia. Mais de 106 milhões de eleitores foram às urnas. E, num ambiente de tranquilidade e entendimento, mas também de paixão e entusiasmo, promoveram uma grandiosa festa democrática em todo o Brasil. Estamos todos de parabéns. Como Presidente da República, quero dividir com vocês o meu sentimento: estou muito orgulhoso do nosso Povo e do nosso País”.
Lula lembrou ainda que a festa democrática de domingo foi o coroamento de um processo eleitoral que mobilizou o País durante meses, no qual foram escolhidos não só a nova presidente, como também governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
“Nas urnas, falou o Povo. Falou com voz clara. Falou com convicção. Agora cabe a todos respeitar sua vontade. Os escolhidos para governar devem ter a liberdade para organizar suas equipes e colocar em prática suas propostas, de modo a honrar os compromissos assumidos com a sociedade. Já aqueles a quem o povo colocou na oposição devem ter a liberdade de criticar e apontar os erros dos governantes, para que possam em eleições futuras se constituir como alternativa”.
O presidente concluiu o pronunciamento congratulando a presidente eleita, Dilma Rousseff, e externou a alegria de passar a faixa presidencial para a primeira mulher eleita presidente da República.
“Quero dar os parabéns à companheira Dilma Roussef. Para mim, primeiro trabalhador eleito Presidente da República, será motivo de grande satisfação transmitir a faixa presidencial, no próximo dia 1º de janeiro, à primeira mulher eleita Presidente da República. Tenho perfeita consciência do imenso simbolismo desse ato. Ele proclamará ao mundo inteiro – e a nós mesmos – que somos um País com instituições consolidadas, capazes de absorver mudanças e progressos. E que somos também um País que aprendeu a duras penas que não há preconceito, por mais forte que seja, que não possa ser vencido e superado pela tenacidade do povo”.
Leia a íntegra do pronuciamento
Minhas amigas e meus amigos,
No último domingo, o Povo Brasileiro, mais uma vez, deu uma extraordinária demonstração do vigor da nossa democracia. Mais de 106 milhões de eleitores foram às urnas. E, num ambiente de tranquilidade e entendimento, mas também de paixão e entusiasmo, promoveram uma grandiosa festa democrática em todo o Brasil.
Estamos todos de parabéns. Como Presidente da República, quero dividir com vocês o meu sentimento: estou muito orgulhoso do nosso Povo e do nosso País.
Quero dar também os parabéns também à Justiça Eleitoral, que dirigiu com equilíbrio e competência a disputa. Horas depois de encerrado o pleito, graças ao sistema eletrônico de votação e apuração, já conhecíamos os resultados.
Minhas amigas e meus amigos,
A festa democrática de domingo foi o coroamento de um processo eleitoral que mobilizou o País durante meses, no qual foram escolhidos não só a nova presidente, como também governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
Esse processo foi realizado sob o signo da liberdade. O Povo pode escolher seus dirigentes e representantes livremente. Também livremente, partidos e candidatos puderam expressar suas opiniões, defender suas ideias e criticar as propostas dos seus adversários.
Foi assim, em meio a um amplo debate nas ruas, no trabalho, nas escolas, no rádio, na televisão e na internet, que cada cidadão e cada cidadã, sem qualquer tipo de coação, pode avaliar candidatos e projetos, firmar convicções e amadurecer seu voto.
Nas urnas, falou o Povo. Falou com voz clara. Falou com convicção. Agora cabe a todos respeitar sua vontade. Os escolhidos para governar devem ter a liberdade para organizar suas equipes e colocar em prática suas propostas, de modo a honrar os compromissos assumidos com a sociedade. Já aqueles a quem o povo colocou na oposição devem ter a liberdade de criticar e apontar os erros dos governantes, para que possam em eleições futuras se constituir como alternativa.
Passadas as eleições, quando é compreensível que o calor da disputa gere confrontos mais duros, é importante que governo e oposição, sem abrir mão de suas opiniões, respeitem-se mutuamente e divirjam de forma madura e civilizada.
Como todos sabemos, o Brasil vive hoje um momento mágico, de crescimento econômico, inclusão social, forte geração de emprego, distribuição de renda e redução das desigualdades regionais. Estou convencido de que, nos próximos anos, o Brasil poderá consolidar-se como uma terra de oportunidades e de prosperidade, transformando-se numa nação desenvolvida. Avançaremos mais rapidamente nessa direção, se soubermos qualificar o debate político.
Minhas amigas e meus amigos,
Quero dar os parabéns à companheira Dilma Roussef. Para mim, primeiro trabalhador eleito Presidente da República, será motivo de grande satisfação transmitir a faixa presidencial, no próximo dia 1º de janeiro, à primeira mulher eleita Presidente da República. Tenho perfeita consciência do imenso simbolismo desse ato.
Ele proclamará ao mundo inteiro – e a nós mesmos – que somos um País com instituições consolidadas, capazes de absorver mudanças e progressos. E que somos também um País que aprendeu a duras penas que não há preconceito, por mais forte que seja, que não possa ser vencido e superado pela tenacidade do povo.
Simbolicamente, estaremos proclamando ainda que ninguém é melhor do que ninguém. Não importam as diferenças de origem social, de sexo, de sotaque ou de fortuna. Somos todos brasileiros. E todos devem ter oportunidades iguais, o direito a sonhar com dias melhores e o apoio para melhorar sua vida e a de sua família.
Boa noite!
Posted: 05 Nov 2010 12:31 PM PDT
O Presidente Lula vai a Moçambique para prestigiar duas das mais expressivas iniciativas de cooperação brasileira na África, ambas idealizadas por ele próprio – o projeto da Fábrica de Antirretrovirais, com tecnologia doada pela Fiocruz, e os três primeiros polos na África da Universidade Aberta do Brasil, em Maputo, Beira e Lichinga, afirmou o secretário-adjunto de Imprensa da Presidência da República, Carlos Villanova, nesta sexta-feira (5/11), em reunião de briefing com a imprensa sobre a viagem do presidente Lula a Maputo e Seul, na próxima semana.
O  secretário-adjunto de Imprensa destacou que Maputo deverá ser a última visita do presidente Lula à África e que, “do ponto de vista simbólico, Moçambique é provavelmente o país ideal no contexto africano para a ocasião”. Moçambique é hoje o maior beneficiário da cooperação brasileira na África, com dezenas de projetos em curso que devem absorver, entre 2010 e 2013, cerca de US$ 70 milhões em recursos brasileiros. A cooperação com o país é também a mais diversificada entre os países africanos, compreendendo projetos de grande relevo em diversas áreas, com destaque para saúde, educação, agricultura, esporte e formação profissional.
Nos últimos anos, também os investimentos brasileiros em Moçambique cresceram de modo expressivo. O interesse de empresas brasileiras por Moçambique é crescente a ponto de justificar a abertura, em 2009, de linha de crédito bilateral, para exportação de produtos e serviços brasileiros, no valor de US$ 300 milhões.
Sobre a participação do presidente Lula na reunião do G-20, na Coreia do Sul, Villanova destacou que a Cúpula de Seul será a quinta edição do evento e que completará uma fase importante na história do Grupo dos 20, pois conclui o programa de 47 ações adotadas em Washington, em novembro de 2008, como a aprovação da reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI), por exemplo.
Em Seul, serão objeto de debates, em especial, a situação econômico-financeira mundial, incluindo o novo tema da “guerra cambial”; a regulação do sistema financeiro; e as iniciativas do G-20 em favor do desenvolvimento dos países mais pobres.
O presidente Lula parte para Maputo na próxima segunda-feira (8/11), onde participará, entre outros eventos, da  instalação do Polo da Universidade Aberta do Brasil. De lá irá para Seul, na quarta-feira (10/11), para participar das reuniões do G-20.
Posted: 05 Nov 2010 11:00 AM PDT
Presidente lula participa da formatura do Instituto Rio Branco, no Palácio Itamaraty e posa para foto ao lado dos novos diplomatas. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Presidente lula participa da formatura do Instituto Rio Branco, no Palácio Itamaraty e posa para foto ao lado dos novos diplomatas. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Para o Brasil, um crescimento econômico exitoso tem que ser acompanhado pelo crescimento e desenvolvimento dos países sul-americanos, uma vez que não se pode aspirar prosperidade em uma região marcada por estagnação e desigualdades, afirmou o presidente Lula nesta sexta-feira (5/11), na cerimônia de formatura do Instituto Rio Branco, realizada no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF).
O presidente Lula citou como exemplo a busca por soluções coletivas, como os programas bilaterais estabelecidos com a Bolívia, no caso da negociação da compra de gás natural, com o Paraguai, na questão da energia elétrica de Itaipu, com a Argentina, “que era vista como adversária e que agora é uma grande parceira comercial” e com a Venezuela, que está prestes a se tornar país membro do Mercosul.
Não queremos ser uma potência para ser igual e fazer a mesmice, repetir as guerras e agressões. Queremos ser uma potência para provar que é possível faze um mundo diferente do que nós temos hoje.
Aos novos diplomatas, Lula afirmou que partir de janeiro próximo eles representarão um país “diferente do que conhecemos”, em uma etapa inédita da nossa história, quando passarão a trabalhar para a primeira mulher presidente da República, Dilma Rousseff.
Vocês irão representar o Brasil do Pré-Sal, o Brasil do biodiesel, do biocombustível; vocês irão representar um Brasil líder na produção de alimentos, Brasil do canal de São Francisco; irão representar um país que terá uma mulher como presidente da República. Não uma mulher qualquer, uma mulher que quando tinha 20 anos foi presa porque resolveu botar as mangas para fora, uma mulher que venceu todos os preconceitos e que representa uma geração eleita democraticamente.
Composta por 115 diplomatas, a Turma Zilda Arns é a maior da história do Instituto. Dos formandos, cerca de quarenta já foram designados para representações diplomáticas brasileiras no exterior – sobretudo na África, no Oriente Médio e na Ásia.
Posted: 05 Nov 2010 09:49 AM PDT
Viagens internacionaisA população de Maputo, capital de Moçambique, país situado na costa sudeste da África, a cerca de 200 quilômetros da África do Sul, aguarda ansiosa a chegada do presidente Lula. Na bagagem, ele deve trazer duas importantes notícias para a população moçambicana: a construção da fábrica de retrovírus pela Fundação Oswaldo Cruz e a implantação da 14ª universidade brasileira, que terá metade das vagas voltadas para alunos do continente africano.
Com aproximadamente 20,5 milhões de habitantes, Moçambique tem muitas ligações com o Brasil. O sorriso estampado no rosto do nativos é marca registrada para receber bem os turistas vindos dos mais distantes lugares do mundo. A língua portuguesa é a predominante e mais de um terço da população segue o catolicismo. Agora, os moçambicabos desejam incrementar ainda mais o turismo com o Brasil.
Para percorrer as ruas de Maputo, cujo o trânsito estava bem tranquilo, andamos num ‘tuc tuc’, motocicleta originária da Índia comum nas ruas de Maputo, para um registro daquilo que os turistas podem encontrar aqui. A conversa com o motorista Tony Massngo, há quatro anos no mercado, mostra que a cidade tem ótimos lugares para serem conhecidos.
Bons restaurantes e preços bem acessíveis. Para se ter uma ideia, um prato com file de peixe (vermelho) e legumes custa 425,00 meticais (moeda local), equivalente a US$ 15. Isso no Zambi – um dos melhores restaurantes da cidade. Uma corrida de táxi do hotel ao Shopping Maputo custou 200,00 meticais (cerca US$ 7).
Pelas ruas centrais da cidade, o turista é o tempo todo convidado a conhecer belas peças artesanais locais – e a pechincha é fundamental. Para quem pretende conhecer Moçambique, é necessário ter vacina contra febre amarela. Recomenda-se ainda atenção total contra a malária – repelentes e inseticidas são itens de primeira necessidade, à venda em qualquer supermercado ou farmácia da cidade. É bom também evitar andar pelas ruas ao entardecer, quando os mosquitos da malária estão mais ativos.
Bandeira de Moçambique Clique na bandeira para ver todos os posts da viagem a Moçambique.
Posted: 05 Nov 2010 05:13 AM PDT
Agenda presidencialNesta sexta-feira (5/11), a agenda do presidente Lula inicia-se às 9h, no Palácio do Planalto, com despacho interno seguido por reunião, às 9h30, com a Junta Orçamentária e Financeira. Às 11h recebe o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. De lá o presidente Lula segue para o Palácio Itamaraty, onde participa da formatura do Instituto Rio Branco, seguida de almoço.
À tarde, de volta ao Palácio do Planalto, o Presidente recebe o chefe do Gabinete-Adjunto de Agenda do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Cezar Alvarez, às 15h e, às 16h30, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins.