quinta-feira, setembro 10, 2009

A Globo quase quebrou. Porque acreditou na Miriam Leitão


O excelente blog Escrevinhador, do Rodrigo Vianna (foto), ao apresentar nosso post de ontem "RC Consultores tem apenas quatro meses para fazer o Indice Bovespa cair aos 45 mil pontos: é isso ou o descrédito!", brindou-nos com outra previsão errada da Míriam Leitão, durante o Governo FHC.

O título do post é "Míriam Leitão, a pitonisa: quer derrubar a Bolsa?"

Escreve ele:

"Em 98, a Miriam Leitão (aquela "comentarista de economia" que aterroriza as manhãs do Brasil) "garantia" que a paridade entre real e dólar seria mantida. A família Marinho acreditou, e por isso a Globo seguiu endividada em dólar. Quando FHC se reelegeu, a paridade foi pro vinagre. Quem devia 1 bilhão de dólares (=1 bilhão de reais), de repente passou a dever 3 vezes isso.

A Globo quase quebrou. Porque acreditou na Miriam Leitão. Eu trabalhava lá, e sei bem como apertaram os cintos, venderam afiliadas, cortaram gastos: entregaram os anéis para salvar os dedos."

***

Com base nisso, me veio a idéia de pesquisar erros grosseiros de avaliação da Míriam Leitão que, no caso do Governo Lula, não é acidente mas intencional.

Aguardem. Preciso de tempo e de disposição.

...

Postado por Augusto da Fonseca no FBI - Festival de Besteiras da Imprensa

///