terça-feira, agosto 04, 2009

Da série para não comer mosca...

Padrões de manipulação da imprensa

Replicada do blog do Altamiro Borges

Como nos ensina Perseu Abramo, no livro "Padrões de manipulação na grande imprensa", a ocultação e a inversão da opinião pela informação são duas técnicas muito utilizadas pelos barões da mídia.
"O padrão da ocultação se refere à ausência e presença dos fatos reais na produção da imprensa. Não se trata, evidentemente, de fruto do desconhecimento e nem mesmo de mera omissão diante do real. É, ao contrário, um deliberado silêncio militante sobre determinados fatos da realidade. Esse é um padrão que opera nos antecedentes, nas preliminares da busca da informação, isto é, no 'momento' das decisões de planejamento da edição, naquilo que na imprensa geralmente se chama de pauta... O padrão da ocultação é decisivo e definitivo na manipulação da realidade: tomada a decisão de que um fato 'não é jornalístico', não há a menor chance de que o leitor tome conhecimento de sua existência por meio da imprensa. O fato real é eliminado da realidade, ele não existe", ensina o mestre na obra reeditada pela Fundação Perseu Abramo.

Já o segundo truque visa "substituir, inteira ou parcialmente, a informação pela opinião. O órgão de imprensa apresenta a opinião no lugar da informação, e com o agravante de fazer passar a opinião pela informação. O juízo de valor é inescrupulosamente usado como se fosse a própria mera exposição narrativa/descritiva da realidade. O leitor/espectador já não tem mais diante de si a coisa tal como existe ou acontece, mas sim uma determinada valorização que órgão quer que ele tenha de uma coisa que ele desconhece, porque o seu conhecimento lhe foi oculto, negado e escamoteado pelo órgão... Ao leitor/espectador não é dada qualquer oportunidade que não a de consumir, introjetar e adotar como critério de ação a opinião que lhe é autoritariamente imposta".
Recentemente na abertura da Bio Brazil Fair e Natural Tech, promovidos pela Francal Feiras, o presidente Lula explicou ao discursar: "A razão de eu estar aqui é porque a imprensa vem". Ou seja, ele sabe que para a grande imprensa, pouco importa o que esá acontecendo no Brasil, pouco importa acompanhar o dinamismo da economia ou as novas tecnologias sendo apoiadas. Se ele não for à solenidade, ninguém fica sabendo. Reforlando: "O padrão da ocultação é decisivo e definitivo na manipulação da realidade".
Marcadores: Mídia, Perseu Abramo


POSTADO POR ALEXANDRE PORTO

,,,