quarta-feira, abril 30, 2008

QUE NEGÓCIO É ESTE?!


A agenda SECRETA, mas chamada de "pública", das discussões sobre 'comunicação', no Brasil-2008.
QUE NEGÓCIO É ESTE?!

Por que o ACM-filho está lá... e eu-euzinha não estou?!

Por acaso -- e porque só a luta ensina -- estamos descobrindo que há uma AGENDA TOTALMENTE SECRETA, no Senado e na Câmara de Deputados, em que se discutem (ou alguns grupos FINGEM que discutem) as questões da dita 'comunicação', no Brasil.

São ditas "audiências públicas", mas, dado que a divulgação é DES-divulgação, divulgação apenas formal, de faz de conta, E NENHUM JORNAL OU TELEVISÃO DIVULGA... não há nem cheiro de participação dos consumidores da tal de 'comunicação', nestas discussões.

Ontem, descobrimos -- porque só a luta ensina -- que, ontem, houve uma conferência sobre liberdade de imprensa, na Câmara de Deputados, em que se reuniram todos os agentes mais ativos da TOTAL AUSÊNCIA de liberdade democrática de imprensa democrática no Brasil.

Hoje, estamos descobrindo que haverá amanhã, uma AUDIÊNCIA PÚBLICA, cujos detalhes se lêem aqui, abaixo.
É evidentemente MAIS UMA AUDIÊNCIA SECRETA, da qual a sociedade brasileira NÃO É INFORMADA, para discutir assunto que, sim, lhe diz respeito diretamente.

Dado que perguntar não ofende, eu só queria saber o seguinte:

-- CADÊ os jornais e o jornalismo que, evidentemente, DEVEM SER OBRIGADOS A DIVULGAR TUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUDO que tenha a ver com COMUNICAÇÃO SOCIAL, no Brasil?

-- Cadê, por falar nisto, o MINISTÉRIO da comunicação social?!

-- POR QUE, diabos, um "diretor executivo da Associação dos Diários do Interior do Brasil" falará lá, ao lado do ministro da comunicação social do Brasil... MAS NEM O MINISTRO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DO BRASIL deu-se o trabalho de pagar um anúncio, na TV Globo (que fosse!) para COMUNICAR AO BRASIL que esta audiência SECRETA, mas chamada de "pública"... acontecerá AMANHÃ?!

-- E os deputados e senadores dos partidos do campo democrático... ESTÃO FAZENDO O QUÊ, EM BRASÍLIA, que não informam sobre estas audiências, SEQUER AOS PRÓPRIOS PARTIDOS?!
_____________________

Da pág. "De olho em Brasília" ("Informativo semanal com as agendas do Executivo e Legislativo Federal, n. 351 - 29 de abril a 4 de maio de 2008, distribuída por lista, hoje, 30/4)
MÍDIA REGIONAL – A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) promove debate sobre políticas públicas de fortalecimento dos veículos de comunicação regionais, em audiência pública nessa quarta-feira, dia 30, às 9 horas, na sala 13 da ala Alexandre Costa. Estão convidados Franklin Martins (titular da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), o deputado federal Cláudio Vignatti (presidente da Frente Parlamentar de Apoio e Fortalecimento da Mídia Regional) e Adriano Kalil Escada (diretor-executivo da Associação dos Diários do Interior do Brasil). A Agência Senado divulgou nota sobre a audiência.

ATENÇÃO: Quem olhar a foto que acompanha a nota abaixo, que está na página do Senado [aqui, adiante, cortada-colada], verá que o terceiro aí desta mesa é o FILHO de ACM, que herdou o lugar de senador do pai que morreu (pelo menos isto!), TANTO QUANTO HERDOU uma televisão 'regional'... uma destas que o Senado visa a "fortalecer", nesta audiência secreta, mas dita "pública".
QUE NEGÓCIO É ESTE?!

A foto está em http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=74233&codAplicativo=2]
NOTA DO SENADO, publicada dia 25/4/2008, em http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=74233&codAplicativo=2 -- e que NENHUM JORNAL OU TELEVISÃO PUBLICOU:
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza nesta quarta-feira (30) audiência pública, requerida pelo senador Flávio Arns (PT-PR), para um debate sobre os veículos de comunicação regionais do país. Para o senador, compete ao poder público buscar fortalecer as mídias regionais brasileiras com políticas públicas de incentivo bem consolidadas.
Ao justificar o requerimento, Flávio Arns destaca que as mídias regionais prestam um relevante serviço para a sociedade brasileira, veiculando informação e difundindo a cultura regional nas localidades mais afastadas dos grandes centros, além de desempenhar importante missão de utilidade pública.
"É por meio de jornais e rádios interioranos que os cidadãos brasileiros que residem em regiões mais afastadas acompanham o desenrolar dos fatos mais relevantes acontecidos no país", completa o autor do requerimento.
Para a reunião, foram convidados o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Franklin de Souza Martins; o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento da Mídia Regional, Cláudio Antônio Vignatti (PT-SC); e o diretor-executivo da Associação dos Diários do Interior do Brasil (ADI), Adriano da Fonseca Kalil Escada.

A CCT se reunirá às 9h, na sala 13 da Ala Alexandra Costa. [Da Redação / Agência Senado]
,,,