quinta-feira, outubro 18, 2007

Será que a "The Economist" tem coragem de fazer a pergunta que ninguém faz?


Yeah, man. Cooooooooooooool. Yeah, Mr. Viomundo! Great! Good! Good!
Why don't they fucking ever fucking ask the fucking ex-sociologist the fucking question?!

No pasarán!
Vila Vudu - Cumunity, São Paulo, SP, Brazil

Aguardamos a entrevista com o Sr. Fernando Henrique Cardoso e se possível com a jornalista Miriam Dutra (http://viomundo.globo.com/site.php?nome=PorBaixoPano&edicao=1401)


Diante da notícia divulgada pela colunista Mônica Bergamo, na "Folha de S. Paulo", segundo a qual a repórter que supostamente teve um filho com Fernando Henrique Cardoso supostamente foi transferida para o escritório da TV Globo em Londres, resolvi escrever e endereçar uma carta à revista "The Economist", que vive entrevistando o FHC:


Bethesda, Maryland, 18 de outubro de 2007Editor da The Economist25 St James's Street, Londres, SW1A 1HGfax 020 7839 2968mailto:2968letters@economist.com


Caro leitor de cartas,

Sou um leitor voraz de sua revista. Eu a levo para a cama todas as semanas, com a melhor das intenções. Espero ansiosamente pela próxima edição. Quando a revista brilha na banca, sei que vocês entrevistaram o melhor líder desde a rainha Vitória: Fernando Henrique Cardoso.

Dado que sua tarefa na The Economist é ler as cartas, talvez você não tenha tido tempo de ler sobre acontecimentos recentes no Brasil. Um importante aliado político do presidente Lula, Renan Calheiros, foi alvo de acusações múltiplas. A mídia fez seu trabalho. Expôs a vida pessoal e política de Renan. Embora ele negue autenticidade às acusações, deixou de ser o presidente do Congresso. O escândalo começou quando Renan foi acusado de ter uma repórter como ex-amante, e de ter tido uma filha com a jornalista, e de ter usado formas "pouco ortodoxas" para sustentá-las.

De acordo com a edição de abril de 2000 de uma revista brasileira chamada "Caros Amigos", um caso similar aconteceu com o então presidente Fernando Henrique Cardoso. Quando ele era senador, de acordo com a revista, FHC teve um filho com uma jornalista, uma repórter da TV Globo que eventualmente foi transferida para Barcelona, na Espanha. A reportagem nunca foi desmentida. Mas a mídia brasileira nunca perseguiu o caso, como fez recentemente com o senador Calheiros e "sua" repórter.

Por isso, nós brasileiros estamos confusos: o senador Fernando Henrique se tornou ministro da Fazenda, foi eleito duas vezes presidente da República mas a mídia brasileira nunca fez a ele uma pergunta simples: quem providenciou a transferência da repórter e do filho deles para a Europa? Quem pagou as contas? Considerando que a The Economist tem livre acesso ao nosso querido ex-presidente, conto com a revista para fazer a ele uma pergunta dura. Pelo menos uma vez.


Saudações,


Publicado em 18 de outubro de 2007


///