sexta-feira, outubro 26, 2007

Minha opinião é que a Internet NÃO É ESPAÇO para jornalismo


A Internet É o espaço no qual fala a multidão: quanto mais cada um escreva sua opinião PERSONALIZADA, com lado, com paixão, melhor pra todos.

NINGUÉM precisa de jornalismo na Internet -- se o tal de jornalismo continuar a investir nas ficções liberais das quais o jornalismo nasceu e das quais se alimenta até hoje.

O FATO é sempre ficção. A FICÇÃO é sempre fato.

O que há de 'não-fato', por exemplo, numa fala de Shakespeare? Num parágrafo de Guimarães Rosa?!

Por outro lado, o que há de 'fato' numa coluna da D. Eliane Cantanhede, do Jabor ou da D. Danuza?! (Da D. Danuza?! [risos, risos]) Os fatos e a D. Danuza são TOTALMENTE incompatíveis e incomensuráveis! D. Danuza é um breve contra o fato! [risos, risos].

O que há de 'fato' num comentário 'econômico' de D. Mirian Leitão?! D. Mirian Leitão é agente ativa do DES-fato!

Por outro lado, há EXCELENTE jornalismo, por exemplo, no Blog do Noblat. Contudo... CADÊ O FATO, no Blog do Noblat?! O Noblat é o melhor jornalista-blogueiro do Brasil, especialista em pára-fato, que é uma das caras do ANTI-fato. Se o Noblat fosse péssimo jornalista, a democracia brasileira ganharia MUITO!

O jornalismo liberal é o túmulo do samba. O jornalismo liberal que há hoje visa, EXCLUSIVAMENTE a uniformizar, a pautar, a discussão social -- nessa medida, o jornalismo liberal é instrumento fascista e fascistizante. Eu odeio o jornalismo liberal.

A única salvação do jornalismo é o jornalismo liberal ser obrigado a trabalhar pela democratização radical da sociedade: cada empresa jornalística deve ser obrigada, por lei, a publicar, também, o seu próprio 'contra-jornal'.

Por exemplo: o Estadão (que é a voz da UDR e da UDN, há quase 200 anos) deve ser obrigado, por lei, a publicar, também, com o mesmo luxo técnico e a mesma distribuição eficaz, propaganda, divulgação, marketação e tudo, o jornal dos SEM-TERRA e o jornal editado, hoje, na favela de Heliópolis (pra dar um exemplinho).

Por exemplo: o Estadão deve ser OBRIGADO, por lei, a pagar a publicidade do jornal do MST: "Brasil de fato: o jornal que faz grrrrrrrr contra o latifúndio".
___________________________________________________

TODOS (e cada um) têm direito à palavra PESSOAL e à tribuna PLANETÁRIA: a internet é essa tribuna da multidão.

Os blogs NÃO SÃO a parte mais importante da internet: a parte mais importante da internet são AS LISTAS DE DISCUSSÃO.

Nos blogs TUDO, ainda, está submetido às tais "leis da imprensa", que são regidas pela lei da grana-nua-e-crua. Nas listas de discussão escrevem-se CARTAS. As CARTAS são (e devem ser) protegidas por leis que preservam a CONFIDENCIALIDADE da comunicação interpessoal: nas CARTAS (não nos blogs) todos podemos escrever TOTALMENTE o que dê na telha de cada um. ISSO -- não algum 'jornalismo' -- é a voz polifônica da multidão. LONGA VIDA AO MONSTRO!

PS. MUITO DIFERENTE do que abaixo se lê, não veja qquer proveito para a democracia por o Estadão "estar onde sempre esteve". QUE DROGA DE ARGUMENTO É ESSE?!

(em: Jornalismo para blogueiros 1: O que é e para que serve jornalismo, http://pedrodoria.com.br/ )

Como diria o Magalhães Pinto, Minas Gerais também está onde sempre esteve e, aliás, há lá um governador-neto, quer dizer, em Minas, que está onde sempre esteve, há hoje, praticamente, um herdeiro monárquico. E daí?! Melhor seria se Minas Gerais não estivesse onde sempre esteve. O mesmo se deve dizer de O Estadão.

Que proveito há, para a democracia, por D. Dora Kramer estar onde sempre esteve (e em ela espinafrar TODOS OS DIAS o MEU VOTO DEMOCRÁTICO)?!

O problema não é que o Estadão e D. Dora Kramer estejam seja onde for. O problema é que EU-EUZINHO nuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuunca falei pelas páginas do Estadão, nem ganhei colunão no Estadão, por mais que eu-euzinha escreva pro Estadão e por mais que eu-euzinha ATÉ PAGUE PRA AJUDAR A SUSTENTAR O ESTADÃO.

Mas... é cada idéia que aparece, quando algum empregado resolve defender mais o patrão e o próprio emprego do que a democracia, né-não?! (Aliás... quem escondeu o fato, em "O que é e para que serve jornalismo?", abaixo?! E quem fiscaliza o jornalista, pra saber se ele está sendo "responsável e tranqüilo" coisa-que-preste?! E se o cara precisa de psicanalista e está faltando às sessões de psicanálise?! E se a colunista é casada com marketeiro da tucanaria pefelista?! E se a colunista é tucana de carteirinha?! E quem fiscaliza o cara que paga o jornalista pra escrever, todos os dias?! Mêo! Pra que, diabos, alguém ainda lê os DES-jornalões brasileiros e seus colunistas alugados?! Que diferença faz se o cara publica impresso ou se publica em blog?! )

Caia Fittipaldi

///