quarta-feira, outubro 10, 2007

Longa vida ao monstro-multidão!




Longa vida ao monstro-multidão! Viva a blogosfera democrática! Ou: "Eu ando TOTALMENTE FARTA de ler os DES-jornais brasileiros"

Agora, deixei DEFINITIVAMENTE de pagar para ler os DES-jornais brasileiros; não sou otária e meu dinheiro não existe pra ser torrado em DES-jornalismo de DES-colunagem. E NÃO ASSISTO à televisão brasileira (porque não tenho saco).

Tenho observado que, enquanto o presidente Lula governa, viaja e caminha -- e o Brasil cresce e a Lusitana roda e la nave va e vai tudo bem -- os DES-jornalões brasileiros, presos na arapuca moralista tosca que eles mesmos inventaram, vão-se tornando mais insuportavelmente ilegíveis a cada dia.

Então, não leio jornais, não assisto à rede Globo, nem sei quem é Aguinaldo Silva e não me interessa o que ele pense sobre seja lá o que for. Ah! E não leio NENHUM blog de jornalista-empregado-de-jornalão, no Brasil.

Meu Gato me disse, hoje cedo, sem que eu perguntasse: "Você não perdeu nada, na novela de ontem: o cara ficou coa cara igualzinha À que ele tinha antes." Não entendi nada e não perguntei nem duvidei: o Gato ACERTA sempre.

Freqüento RELIGIOSAMENTE todos os dias, pra começar o dia, o "Conversa Afiada", do Paulo Henrique Amorim; o "Blog do Azenha", do Azenha; o "Blog do Rovai", o "Blog do Dirceu" e o "Blog do Bourdoukan". Todos esses são blogs COM LADO.

Vivo na blogosfera democrática, onde escrevem CIDADÃOS, gente como a gente. Todos escrevem com paixão e, na disputa democrática, todos construímos melhores discursos.

A blogosfera democrática sabe MUITO MAIS sobre o Brasil do que toooooooooooooooooooodos os DES-jornalistas dos DES-jornalões que desgraçam o Brasil-2007.

Em matéria de jornal e jornalismo, o único jornalismo brasileiro que me interessa é o jornalismo COM LADO.

Tá na cara: jornalismo sem-lado é ficção liberal pirada (quando não é golpe); e (2) só me interessa o jornalismo COM LADO DEMOCRÁTICO -- que, no mínimo, não ataque, todos os dias, O MEU VOTO LULISTA DEMOCRÁTICO.

O Bourdoukan, por exemplo, é jornalista militantemente empenhado a favor da causa dos palestinos forçados a sobreviver sob ocupação, em guerra desigual contra os exércitos israelenses e, sim, OS PALESTINOS TÊM DE SER DEFENDIDOS TODOS OS DIAS. Então, eu leio o Bourdoukan, ajudo a defender os palestinos e, ao mesmo tempo, vou aprendendo a defender os palestinos.

Tudo isso pra dizer que o que me interessa, em matéria de jornalismo é, sempre, sobretudo, O LADO que o jornalismo tenha assumidamente adotado.

Se é o lado do meu voto democrático e do meu partido, e se é o lado que reivindica liberdade e igualdade para todos, para os muitos, eu leio; se não é jornalismo que lute pelos valores pelos quais eu luto, então eu não leio; e malho, malho, malho, xchingo e espinafro, o mais que eu possa, todos os dias.

Não dou a mínima nem para a tal de "credibilidade" -- que é palavra oca, cujo significado jamais se esclareceu, mas todo mundo repete sem saber o que significa o substantivo.

"Credibilidade" é substantivo abstrato que designa "o traço abstrato que têm todas as narrativas que sejam "críveis". Bela droga! Bem contada, qualquer mentira é crível. Portanto, bem contada, qquer narrativa tem "credibilidade". E daí?! E que vantagem maria leva com ouvir mentiras críveis?!

Virei, portanto, adepta da INCREDIBILIDADE TOTAL. Criarei minha igreja incrível, incredibilíssima: "Não creia feito besta. Apaixone-se. Na dúvida, mergulhe de boca. Caia na vida. Vá a luta. Só a luta ensina, como Mao Tse Tung sempre ensinou."

Sou TOTALMENTE des-ética, se se entende por "ética" o que quer que haja dentro da cabeça da D. Eliane Cantanhêde, da D. Hebe, daquela Bispa&Bispo que estão na cadeia, do Senador Mercadante e da D. Danusa ou do Jabor (pra dar só alguns exemplos; há zilhões de exemplos e em nenhum desses casos aproveita-se sequer um átomo do que haja, chamado 'ética', na cabeça desses carinhas).

A mim, só me interessa a ÉTICA DA POLÍTICA DEMOCRÁTICA. O que me interessariam as 'éticas' de salão de cabelereiro & balangandãs, da D. Hebe? O que me interessaria a DES-ética do Clóvis Rossi e a NADA-ética de jornalistas de bordel, feito aquela Mônica e demais jornalistas desfrutáveis de Brasília?! Se Agripino Maia diz que é ética... é porque é DES-ética. E eu não leio, não ouço e espinafro o mais que eu possa.

Estou convencida de que o jornalismo brasileiro (de fato, aqui, já, um total DES-jornalismo) já deu totalmente côs burros n'água e foi atropelado pelo tal de "fato". Nem sei se o fato existe ou não existe. Não sei tampouco se algum "fato" é apreensível ou poderá jamais ser noticiado, com ou sem a tal de "credibilidade". Essa é questão de alta metafísica, de que não me ocupo aqui.

O que sei é que, pelo menos na América Latina -- mas, aqui, com certeza absoluta --, o "fato" construído nos-pelos DES-jornalões, foi TOTALMENTE atropelado pelo MEU VOTO DEMOCRÁTICO.

No frigir dos ovos, o meu problema com os DES-jornalões brasileiros, perdoem-me, é que TODOS os DES-jornalões brasileiros são, hoje, insuportavelmente chatos. A disputa político-discursiva mais interessante que está em andamento hoje, no Brasil, está acontecendo na blogosfera democrática, na multidão. E com ela que eu vou.

Nenhum DES-jornalão deu destaque, por exemplo, a uma frase do deputado Aldo Rebelo, em discurso na Câmara dos Deputados, e que foi a melhor frase que se ouviu no Brasil, em muito tempo. Vejam aí, o que disse o deputado Aldo Rebelo, anteontem:

“Esse sentimento de eugenia partidária ou de calvinismo político (de que os DES-jornalões e a DES-universidade brasileiros são hoje porta-vozes, acrescento eu-euzinha) não nos apresentará uma solução profunda, duradoura e adequada a nossas necessidades”.

É isso. Nenhum DES-jornalão sequer anotou a frase. Mas consumiram-se hectares de papel impresso com opiniãozinha de Demóstenes Torres, de Tasso Gereissati. Pra quê pagar pra ler opiniãozinha tucana... se se tem boa opinião democrática na blogosfera e TOTALMENTE gratuita?!

Os que não queiram ouvir essa BOA E CLARA voz do deputado Aldo Rebelo, que é comunista, e prefiram ouvir George Soros, por exemplo, TUDO BEM! Há bom artigo na New York Review of Books (5/10/2006), em http://www.georgesoros.com/files/nyreview_ageoffalibility.pdf.

Ninguém precisa virar nem comunista nem Georges-Sorosista, é claro. Mas, pelo menos, aprende-se melhor, na blogosfera, tanto sobre a brilhante capacidade que os comunistas SEMPRE TIVERAM para analisar panoramas históricos complexos, quanto se aprende, querendo, sobre o liberalismo do George Soros.

Pra que ler o DES-jornalismo e a DES-colunagem de opiniãozinha dos DES-jornalões brasileiros? Pra que ouvir opiniõezinhas e piração de... quem?! De Jarbas Passarinho?! Do Nêumane?! Da D. Eliane?! Da D. Danuza?! Do Jabor?! Do ex-FHC?! Do Tarso Jereissati?! Da patroa do William Bonner? Do Ali Kamel?! Mêo! Só rindo, né?! Ou do... Josias de Souza?! Mêo! Mêo! Mas aí... só rolando de rir, né-não?!

Longa vida ao monstro-multidão! Viva a blogosfera democrática!


Caia Fittipaldi


///