terça-feira, setembro 25, 2007

"mas", "porém", "todavia", "contudo" e coisa-e-tal...









Aqui, temos de aprender a DEFENDER o governo Lula

Aqui no Brasil, a coisa terá de ser diferente do que está acontecendo nos EUA [ver matéria abaixo, do GRAAAAAAAAAAAAANDE Luiz Azenha], pq no Brasil, dado que tooooooooooooooooooooooooooooodos os DES-jornalões e toooooooooooooooooooooooooooooda a DES-universidade brasileira, que ainda vivem de costas para os mais pobres, só fazem atacar os eleitores que elegemos Lula, formou-se uma legião, no campo democrático, que só aprendeu, até hoje, a atacar.

Com isso, eu quero dizer que acho que os DES-jornalões pautam ainda toda a discussão política por aqui e fazem a cabeça, também, de muita gente boa no campo democrático. A discussão política está sendo DES-democratizada e ativamente fascistizada porque, dado que os DES-jornalões têm lado e partido e candidato, a discussão na sociedade está sendo 'modelada' pelo discurso de ataque eterno, dos DES-jornalões.

Ninguém (nem os petistas) sabem DEFENDER o governo Lula.

O caso exemplar dessa loucura total de os petistas NÃO SABEREM (ou não quererem) defender o próprio governo foi, semana passada, aquela cena INACREDITÁVEL de OS DOIS senadores petistas por São Paulo terem aparecido no "Jornal Nacional" pra declarar que... se abstiveram de votar na sessão em que se julgava uma acusação do P-SOL, contra um senador que sempre foi aliado do governo daqueles dois SUPER panacas.

E nem comento, porque é demais de demais da conta, em matéria de autismo, a idéia -- que já apareceu em várias msgs --, segundo as quais os problemas do governo Lula adviriam de o governo Lula não ser exclusivamente petista e ser, como é hoje, um governo de coalizão. Desnecessário comentar essa idéia TOTALMENTE absurda, porque até os cisnes do lago de Brasília sabem que o governo Lula TEVE DE VIRAR governo de coalizão depois daquela quantidade quase inacreditável de bobagens, erros e crimes que os aloprados impingiram ao próprio partido e ao próprio governo.

Fato é que, hoje, quase todas as msgs (de fato, em muitas listas de discussão; de fato, até nas páginas petistas), sempre começam com alguma espécie de pedido de desculpas... por o PT ser o que é. Depois, vez ou outra, aparece alguma defesa tímida, quando não completamente envergonhada, do nosso governo.

O que mais se vê -- no discurso dos próprios petistas -- é, sempre, um parágrafo introdutório, no qual alguém que se pressupõe a mãe (ou o pai) da ética-privada-de-araque, ética moralista, étcia burguesa, ética privada e privatizante, diz, de saída, que "não aceita a postura de um Renan". Em seguida, vem uma oração coordenada adversativa, iniciada por um "mas..." e, então, vem alguma defesa, sempre fraquíssima e capenguíssima, do nosso governo.

A prof. Marilena Chauí JÁ DEMONSTROU que esse tipo de frase -- na qual se diz uma coisa e em seguida se DES-diz o que se disse, com uma oração coordenada adversativa (iniciada por "mas", "porém", "todavia", "contudo" e coisa-e-tal) -- é EXATAMENTE o tipo de frase que se lê, todos os dias, no manchetismo fascistizante dos DES-jornalões: "O Brasil está crescendo em ritmo chinês, mas... Renan recebeu dinheiro de uma empreiteira".

Assim se vê que até os petistas já incorporaram A ESTRUTURA dessas frases de manchetismo golpista -- quando não incorporaram, também, todo o hard core da argumentação de propaganda eleitoral antecipada e ilegal (além de fascistizante) dos DES-jornalões brasileiros.

Por isso tudo, eu acho que, no Brasil, é preciso que alguém comece a ENSINAR os militantes do campo democrático a DEFENDER o governo que elegemos.

O jornalismo liberal não ensina a fazer isso (ainda que existisse no Brasil, e nem isto existe por aqui!), pq o jornalismo liberal aspira a não ter lado, a ser isento, e persegue sempre o sempre inexistente "fato" ou a sempre inexistente "verdade-em-si".

No Brasil, então, onde nem esse sonhado jornalismo liberal isento existe, os DES-jornalões só ensinam a atacar. São fascistas e fascistizantes, também, por isso mesmo. E, cevados a DES-jornalismo e a DES-sociologias uspeanas de DES-democratização dos eleitores, os brasileiros ficamos sem ter como aprender a defender, afinal, o nosso próprio voto.

A menos, é claro, que tenhamos, mesmo, de nos conformar com a evidência de que muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitos eleitores do presidente Lula votaram como perfeitas bestas, ao elegê-lo; que votaram supondo que, ao elegerem o presidente Lula e o primeiro governo que, em 30 anos, no Brasil, não é inteiramente composto dentro da DES-elite brasileira, estariam votando em alguma espécie de governo de vestais 'éticas' de circo: todas brancas, ricas, letradas, com plano privado de saúde e belos dentes, todos graduadas e pós-graduadas na DES-universidade que se construiu no Brasil nos últimos 30 anos..., MAS, por alguma espécie de milagre de N. Sra. Aparecida... uma DES-elite que, por ser petista ou P-SOLista, seria 'naturalmente' ética e sábia e jamais erraria; ou que, caso errasse, bastaria refundar tudo... e pronto! [risos, risos].

Bom. FATO É que o governo Lula bem poderia criar um ministério da comunicação social que fizesse EXATAMENTE o que nem os DES-jornalões fazem nem a DES-universidade faz: que, portanto, DEMOCRATIZASSE A DISCUSSÃO SOCIAL e ensinasse os eleitores a defender o próprio voto e o governo que os eleitores elejam em eleições legais, legítimas e perfeitas. Por que não se faz isso? É proibido? É ilegal? Engorda?! Acorda, ministro Franklin Martins! Acorda, nação petista! Acorda blogosfera democrática!

Caia Fittipaldi

____________________________________

Republicanos escalam especialista só para "atacar" na internet

Leia a matéria aqui:

http://viomundo.globo.com/site.php?nome=MinhaCabeca

///