terça-feira, maio 29, 2007







Não adianta mais ligar para o Doutor Roberto.




http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/434501-435000/434687/434687_1.html

VÍDEO: ESTUDANTES SE COMUNICAM NA WEB

Os estudantes da USP, que ocupam a reitoria da universidade há mais de vinte dias, usam a internet como principal veículo de comunicação (clique aqui para ver o vídeo).
Um blog atualiza as informações e conta tudo o que acontece dentro da reitoria. Os estudantes também montaram uma TV e uma rádio na internet, além de divulgar vídeos no YouTube.
O estudante João Paulo Sebastião, que trabalha na comissão de comunicação da ocupação, disse que essa foi a única maneira que o grupo encontrou para veicular as informações e notícias do protesto.


A TV on line dos estudantes deve entrar no ar nesta segunda-feira. O endereço deve ser http://stream.paraguas.org:8000/tvlivre.ogg.


O endereço do blog é o http://ocupacaousp.noblogs.org/.


E o endereço da rádio na internet é o http://stream.paraguas.org:8000/radio.ogg.
___________________________________________________________




OCUPAÇÃO É 1º. ATO POLÍTICO MOVIDO A WEB
Paulo Henrique Amorim
Máximas e Mínimas 424



. A ocupação da USP pelos estudantes só se mantém por 25 dias e só se espalhou por sete outros campi universitários do Estado por causa da web.
. Os estudantes, como os jovens do mundo inteiro, se apropriaram da tecnologia da comunicação na web e fizeram com que ela trabalhasse para eles.
. Isso é o que há de revolucionária na web: ela É sua !
. Ninguém diz o que você tem que pensar, ninguém pensa por você.
. Ou como se diz aqui no iG, “o mundo é de quem faz”.
. O presidente eleito José Serra só não tem uma imprensa mais amigável do que o Farol de Alexandria: os carros brasileiros são movidos a álcool e a gasolina. FHC é movido a mídia.
. Nos bons tempos do “pensamento único”, quando o Farol de Alexandria aplicava a “teologia da privatização” para fazer o Brasil “avançar”, e Serra apresentava-se como o “mais preparado” para sucede-lo, era muito fácil administrar a mídia.
. Serra e FHC eram mestres nessa arte “minimalista” de controle da mídia conservadora e golpista.
. Bastava ligar para o Doutor Roberto, para o “Seu” Frias (da Folha) e para o Ruy Mesquita (do Estadão).
. Como são pessoas muito generosas, o presidente eleito e o Farol de Alexandria davam tratamento VIP a uma dúzia de “colunistas” notáveis, que os chamam pelo primeiro nome, e que detêm as “informações” desinteressadas e exclusivas que os dois semeiam pela imprensa, de forma anônima, de preferência.
. Era assim que funcionavam a mídia conservadora (e golpista) e seus dois heróis, FHC e Serra.
. Até que veio a web.
. E a ocupação da USP.
. A ocupação da USP é o primeiro movimento político brasileiro movido a web.
. Nos Estados Unidos, o controle do Senado passou dos republicanos para os democratas, porque um senador republicano, George Allan, candidato à reeleição, chamou de “macaca” uma pessoa que estava na platéia de um comício.
. Tratava-se de um americano, filho de indianos, que filmava os comícios de Allan para o adversário.
. O adversário colocou o vídeo em seu site, daí foi para o YouTube, Allan perdeu a eleição e o Senado, por um voto, passou para os democratas.
(Clique aqui para ver Allan pronunciar essa palavra que entrou para a historia dos Estados Unidos: “macaca”. Esse vídeo, por algum tempo, foi o mais acessado no YouTube)
. Não adianta mais ligar para o Doutor Roberto.


Leia também: